(11)

(11)

Motor Assíncrono

Gostou? compartilhe!

O motor assíncrono, também conhecido como motor de indução, é executado pelo princípio da indução eletromagnética, no qual o rotor não recebe energia elétrica por condução, como no caso de motores de corrente contínua.Como não existe qualquer dispositivo externo ligado ao rotor do motor assíncrono, a velocidade do rotor depende da indução magnético variável. Esse campo eletromagnético variável faz com que o rotor gire a uma velocidade menor que a do campo magnético do estator. Como a velocidade do rotor e a velocidade do campo magnético do estator variam, esses motores são conhecidos como motores assíncronos. Mais de 90% dos motores usados no mundo são motores assíncronos e possuem grandes aplicações, em uma ampla variedade de domínios. Algumas aplicações do motor assíncrono são:

  • Ventiladores centrífugos, sopradores e bombas;
  • Compressores;
  • Transportadores;
  • Elevadores, bem como guindastes para serviços pesados;
  • Máquinas de torno;
  • Fábricas de petróleo, têxteis e papel e etc.

Enfim, os motores síncronos são usados apenas quando o desempenho da velocidade baixa ou ultra baixa é exigido por uma máquina e também nos fatores de potência desejados (atrasados e à frente). Já os motores assíncronos são predominantemente usados na maioria das máquinas rotativas ou móveis, como ventiladores, elevadores e trituradores.

Motor assíncrono tem várias aplicações industriais

Motor assíncrono de alta qualidade é na ERG Eletromotores. Entre em contato com seus especialistas e solicite um orçamento sem compromisso. A empresa, com sede em São Bernardo do Campo, é distribuidora e autorizada Weg — e de outras marcas — e também trabalha com assistência técnica de motores em todo o Brasil.